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Tecnologia VoIP e o atendimento aos clientes

Não há mais limites para as comunicações. E quando o assunto é atendimento ao cliente, não faltam soluções para otimizar ainda mais este contato, permitindo que a experiência seja a melhor possível.

Um desses caminhos é utilizar a tecnologia VoIP – voz sobre IP (Voice over Internet Protocol) – destinada à realização de chamadas telefônicas via Internet. Este recurso figura entre os mais eficientes para a comunicação empresarial em razão de alguns fatores, entre eles, seu custo-benefício.

Mas é claro que as vantagens em incluir um sistema de telefonia VoIP na sua empresa não param por aqui. A seguir, vamos destacar outros benefícios que esta solução pode trazer para a sua empresa.

VoIP: tecnologia que descomplica

Do ponto de vista técnico, a dinâmica de funcionamento do VoIP pode parecer algo de outro mundo, mas não é. A base desta solução é a tecnologia IP  – Protocolo de Internet – que transforma os sinais de áudio analógico em sinais digitais.

A transmissão desses dados digitais passa a acontecer por meio da internet. A ligação realizada completa normalmente, porém, a única diferença é que agora a telefonia passa a ser virtual.

Quer um exemplo prático do sistema de VoIP? Aplicativos como Skype, WhatsApp e Messenger. Todos eles já fazem uso dessa tecnologia para permitir que seus usuários façam chamadas dentro do seus sistemas de comunicação.

A solução em VoIP permite que sejam feitas ligações de qualquer lugar e para qualquer pessoa que tenha um número de telefone, seja ele um número local, fixo, móvel, chamada de longa distância ou internacional.

O VoIP é uma solução tecnológica desenvolvida para descomplicar a telefonia empresarial.

Os benefícios do VoIP

A grande vantagem do VoIP, como falamos lá no começo, é ser uma solução em telefonia mais econômica por, justamente, utilizar a Internet como meio de funcionamento. Isto, por si só, já reduz custos em tarifas e planos de telefonia.

Além disso, o VoIP permite que a comunicação entre os colaboradores, parceiros e clientes aconteça sem a necessidade de uma estrutura física, cabeamentos e um alto investimento neste quesito. E, também, favorece que esta operação ocorra de forma remota, com suporte ancorado no on-line.

Em 2020, no auge do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, as linhas VoIP ganharam mais visibilidade por permitir a continuidade do trabalho das empresas por meio do home office. Esta solução foi essencial para manter um sistema de telefonia estável e coerente com a nova dinâmica de mobilidade dos colaboradores.

Falando em economia, o VoIP possibilita fazer chamadas telefônicas em alta qualidade e preço justo tanto para contact center como empresas, independente de qual seja o seu porte e, também, agilizar o correio de voz.

O que a empresa ganha usando essa tecnologia?

Para empresas que estão em expansão, um dos grandes benefícios da telefonia VoIP é a escalabilidade. Esta solução permite aumentar o número de ramais inseridos no sistema telefônico da empresa. Ou, se necessário, diminuir os usuários conectados no sistema de ramal PABX ou pela URA (Unidade de Resposta Audível).

Isto facilita o controle e a comunicação interna da empresa, inclusive, facilitando a instalação de filiais em outros estados, partindo do princípio que as linhas estão conectadas ao mesmo sistema VoIP, diferente do que acontece em um sistema de telefone convencional.

A solução também permite expandir os negócios para outros países, outra vantagem frente ao telefone analógico. Com o VoIP, o recebimento de chamadas internas é possível graças ao uso de números virtuais, que podem emitir e receber chamadas de clientes do exterior, sem ter um alto custo operacional para isso.

Atendimento ao cliente

O atendimento via telefone, muitas vezes, é o principal – ou o único – meio de contato dos clientes com a empresa. Para que esta experiência seja positiva, é importante garantir que ele tenha o seu desejo atendido, reforçando ainda mais a sua confiança.

A tecnologia VoIP é importante para otimizar este atendimento, principalmente quando elementos, como voz e texto vinculados, sejam integrados a um software de CRM (Customer Relationship Management), para uma melhor gestão de relacionamento com o cliente.

A integração do VoIP com esse sistema permite que os usuários conectem dados, rastreiem mensagens e colaborem tanto local quanto externamente, tornando o relacionamento ainda mais personalizado.

Deste modo, as ferramentas da telefonia VoIP podem ajudar, e muito, a equipe a melhorar o atendimento ao cliente e ter um relacionamento satisfatório e assertivo.

Transparência e otimização

A tecnologia VoIP também atua diretamente na produtividade dos colaboradores, sobretudo aqueles ligados à venda. Neste contato virtual, a simultaneidade oferecida por este sistema permite atender até cinco chamadas por vez, evitando o inconveniente popularmente conhecido como “linha ocupada”.

Outro aspecto importante do VoIP é o controle da telefonia. A maioria das operadoras VoIP disponibiliza o histórico das suas chamadas em tempo real nas suas plataformas, facilitando o acompanhamento da comunicação e dos gastos por chamada.

Para se ter uma ideia, em uma operadora convencional, é preciso esperar até o fechamento da conta para obter estes dados e descobrir o valor gasto. Com o VoIP, essa transparência é imediata.

VoIP com a Agitel é garantia de sucesso

A Agitel está sempre pensando em soluções integradas e personalizadas para que seus clientes possam usufruir de produtos inovadores e que permitam perpetuar todo e qualquer plano de modernização das suas redes de telecomunicações.

Para a tecnologia VoIP, a empresa oferece dois produtos: o Agi PABX Virtual e o Agi Fone. O Agi PABX Virtual combina telefonia e qualidade à flexibilidade dos serviços de voz para ampliar o leque de telefonia da sua empresa. Por ser virtual, sua instalação e manutenção são mais simples e mais rápidas que um PABX tradicional, além de proporcionar atualizações constantes em tecnologia e serviços.

Já o Agi Fone está alinhado ao que há de mais moderno na telecomunicação via Internet. Este produto oferece uma economia de até 70% em custos com ligações. Por sua fácil e ágil instalação, é a indicação perfeita para profissionais liberais ou representantes autônomos que trabalham em home office.

Com uma boa conexão de Internet, é possível fazer ligações pelo computador, smartphone ou por um aparelho IP. Os produtos da Agitel são compatíveis com qualquer telefone IP do mercado.

Para saber mais sobre esta tecnologia e solicitar um orçamento, entre em contato com a Agitel clicando aqui.

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