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SMS como estratégia de negócio

De um simples torpedo até se tornar uma estratégia promissora de comunicação. Esta é a breve história do SMS (Short Message Service), que desde a década de 1990, permite enviar mensagens curtas entre telefones móveis.

Apesar do surgimento de muitos aplicativos de mensagens instantâneas, o SMS ainda figura entre os canais de comunicação que possuem maior taxa de abertura.

Essa efetividade faz com que ele se consolide como um importante aliado na hora de criar estratégias de marketing para empresas.

O SMS Marketing, como é conhecido, é uma ferramenta que possui um alto potencial de conversões em vendas.

Quer saber mais sobre o uso de mensagens de texto para a comunicação da sua empresa? Acompanhe no conteúdo a seguir.

Ainda é válido utilizar SMS?

A resposta a esta pergunta é sim, desde que seu uso siga algumas boas práticas. Já iremos falar sobre isso.

Como ferramenta, o SMS permite que empresas mantenham o contato com clientes por um investimento mais baixo. Para isto, é necessário investir em um sistema especializado de disparo,  de modo a criar uma escalabilidade do processo, automatizar etapas e enviar mensagens a um grupo grande de contatos.

Como falamos no começo deste conteúdo, a taxa de abertura de um SMS pode chegar a 98%. Somado a isto, o tempo médio de leitura das mensagens pelos consumidores gira em torno de 90 segundos.

Outro dado interessante para fomentar o SMS como um instrumento eficaz de comunicação é o acesso. Conforme o IBGE, 79% da população brasileira com 10 anos ou mais, possui um aparelho de celular.

Dentro de uma estratégia de marketing, o SMS é uma ferramenta que facilita o trabalho da equipe e a boa experiência para o usuário, afinal, é possível personalizar a mensagem a partir de variáveis como nome, data de nascimento e dados sobre a compra.

Não depender da internet e não gerar custos ao usuário para recebê-lo são outros fatores que confirmam como o SMS é uma ferramenta poderosa.

Como usar essa ferramenta a favor do seu negócio

Conforme adiantamos no tópico anterior, é preciso seguir algumas boas práticas para que esta ferramenta não afete a experiência do cliente com a sua marca. Veja quais são elas:

Atenção à ortografia e ao assunto

O volume máximo de texto é de 160 caracteres, por isso, a mensagem precisa estar muito bem escrita. Do contrário, isto pode impactar na sua credibilidade. Aqui também vale exercer a capacidade de síntese. Evite florear o texto e busque passar a mensagem de forma clara e direta.

Envie SMS em horários comerciais

Ninguém gosta de ser incomodado aos finais de semana, por isso, evite enviar mensagens de texto nestes dias. O ideal é fazer o disparo sempre em horário comercial, que é quando a maioria das pessoas tende a ficar mais atenta ao celular.

De olho nas oportunidades

Inclua o SMS em datas comemorativas, como aniversário do cliente e datas do comércio que têm mais a ver com o seu público. Esta ação serve tanto para comunicar sobre alguma campanha como para lembrar da sua empresa.

Respeite o cliente

Caso o seu cliente opte por não receber SMS, é melhor não insistir. Mandar mensagens indesejadas é o primeiro passo para afastá-lo da sua empresa. Um cliente insatisfeito pode, ainda, atuar para que outros clientes fujam da sua marca.

Ofereça cupons

Para aumentar suas vendas, é sempre bom incentivar a compra por meio de cupons de desconto. Informe a porcentagem pelo SMS, seja no momento em que o cliente realiza o abandono de carrinho ou quando há alguma promoção pontual.

AGI SMS, a solução da Agitel

E para te mostrar como a mensagem de texto ainda é um meio efetivo para o relacionamento entre o seu negócio e os seus clientes, apresentamos oAGI SMS, uma solução da Agitel destinada ao disparo de mensagens em larga escala, 100% WEB e de simples utilização.

Outra função é programar o envio de SMS por lotes, tanto em massa quanto de maneira unitária. O AGI SMS ainda permite a utilização de emojis e traz relatórios analíticos detalhados sobre o envio, recebimento e respostas.

Com o AGI SMS, é possível diversificar o portfólio de comunicação da sua empresa para atingir seu público-alvo. Para conhecer outras vantagens desse produto, fale com a genteclicando aqui.

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