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5 dicas de sucesso no atendimento ao cliente via WhatsApp

5 dicas de sucesso no atendimento ao cliente via WhatsApp

Quais os meios e ferramentas de comunicação a sua empresa utiliza? Você sabia que o atendimento ao cliente via WhatsApp pode ser sinônimo de sucesso em termos de eficiência e satisfação e muito mais?

Um bom atendimento não pode ser jamais visto como um diferencial, mas sim como algo crucial para um negócio bem-sucedido, assim, direcionar recursos e esforços para proporcionar uma boa experiência ao consumidor nesse sentido é uma prioridade. 

O WhatsApp é hoje uma rede social de extrema relevância na vida das pessoas, é difícil encontrar alguém que não tenha o aplicativo instalado e nem o utilize diariamente.

Isso apresentou ao mercado um potencial em gerar benefícios para a comunicação entre empresa e cliente. Tanto que a ferramenta já possui a sua versão comercial, o WhatsApp Business. 

76% dos brasileiros já interagem com marcas através do WhatsApp, e cada vez mais negócios entendem que isso significa uma grande oportunidade de interação com seu público. Isso sem mencionar todas as possibilidades e funcionalidades alinhadas a outras tecnologias, como a inteligência artificial. 

Vamos entender melhor!

O atendimento ao cliente via WhatsApp como solução para as empresas

Não podemos começar a falar sobre porque o WhatsApp é uma solução extremamente assertiva para a comunicação entre empresa e cliente sem ressaltar o fato do aplicativo está instalado em praticamente todos os smartphones do país e que 98% desses usuários utilizam a ferramenta todos os dias. 

A proposta da ferramenta é de uma comunicação imediata, sua principal característica e função é o envio e recebimento de mensagens instantâneas. Portanto, faz todo o sentido levar isso para o atendimento ao cliente, visto que hoje o consumidor está cada vez mais exigente por soluções rápidas. 

O cliente de hoje já não quer mais saber de ficar pendurado no telefone, nem de esperar dias pela resposta de um e-mail, muito pelo contrário, isso é motivo para a sua insatisfação. Por isso, o atendimento ao cliente via WhatsApp é a solução ideal para levar agilidade, eficiência e praticidade ao processo de comunicação. 

Além da praticidade, a integração, automação permite diversas formas de interação em um só lugar. Usar o WhatsApp como ferramenta de comunicação com o cliente é uma estratégia inteligente quando se utiliza as suas funções de maneira assertiva. É utilizar a tecnologia a favor dos negócios, pensando em simplificar para o consumidor a ponto de promover impressões positivas que refletirão em satisfação e fidelidade. Ou seja, tudo aquilo que mais importa para a sobrevivência em um mercado altamente competitivo.

Vale ressaltar também que o atendimento ao cliente via WhatsApp traz benefícios para empresas de todos os portes, principalmente para os pequenos negócios que não possuem ainda conhecimento e recursos suficientes para investir em ferramentas de suporte ao cliente. 

Os benefícios do atendimento ao cliente via WhatsApp

Como mencionamos, empresas de todos os portes e segmentos já entenderam que o WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação com o cliente. Inclusive para distintas finalidades como: canal de suporte e esclarecimento de dúvidas, qualificação de leads, acompanhamento e rastreamento de pedidos, isso sem mencionar as possibilidades de automação. 

O sucesso do atendimento ao cliente via WhatsApp reflete em muitos benefícios,  selecionamos alguns para mostrar:

Acessibilidade 

A grande maioria dos brasileiros utiliza o WhatsApp, isso significa que ao adotar o uso da ferramenta, seus clientes já são usuários e terão acesso a ela.

O uso de qualquer outro sistemas implicaria o acesso e adaptação do cliente, mas neste caso, estamos falando de algo que já está em seu dia a dia. 

Agilidade

Hoje em dia, principalmente quando o assunto é solução de problemas, quanto mais rápido for a resolução melhor. Grande parte dos usuários, por exemplo, consideram a demora em obter um retorno como a principal causa de uma experiência ruim no atendimento.

Partindo desse ponto de vista, como um canal de mensagens instantâneas, a agilidade na comunicação pelo WhatsApp é uma grande vantagem. Em outras palavras, isso implica respostas mais rápidas para o usuário que não vai precisar esperar dias como no e-mail, por exemplo. 

Praticidade e Disponibilidade

A praticidade fica por conta da questão da mobilidade, visto que essa comunicação pode ser feita a qualquer momento e de qualquer lugar através do celular. 

Só do cliente não precisar acessar outra plataforma ou sistema já torna tudo mais fácil. Além disso, quando utilizado como um chatbot, o WhatsApp se torna um canal de contato a qualquer momento do dia para que o consumidor possa tirar dúvidas sobre produtos/serviços, solicitar orçamentos, esclarecimentos ou suporte.

5 dicas de melhores práticas ao utilizar o atendimento via WhatsApp

1 Crie os mais diferentes tipos de campanhas via WhatsApp

Explore as ferramentas, formatos e facilidades do aplicativo para realizar uma comunicação assertiva com seu cliente. Por exemplo, você pode criar campanhas com imagens, gifs, vídeos, etc.

2 Automatize o atendimento ao cliente via WhatsApp

Automatize através de recursos de inteligência artificial. Isso pode ser feito através da configuração de um chatbot, assim quando o cliente enviar mensagem será direcionado de forma automática ao seu assunto de interesse. 

Isso vai agilizar a interação inicial, reduzir o tempo de resposta, além de permitir disponibilidade de atendimento 24h por dia.

3 Interaja de forma rápida

Nunca esqueça que o WhatsApp é um canal de mensagens instantâneas, por isso é importante ter agilidade na hora de responder os seus clientes. 

A automação pode ajudar nisso, mas também é importante atenção a eficiência na continuidade dessa comunicação. 

4 Acesse relatórios e índices

Quando você entende o seu cliente, suas expectativas e necessidades é possível atuar na melhora não apenas do atendimento, mas também na qualidade de produtos e serviços. 

Para isso, acompanhar e analisar os dados dos clientes gerados a cada atendimento, será essencial para uma maior assertividade.

 

5 Crie multiusuários e menus de Atendimento

Ter capacidade de equipe para manter um atendimento eficiente é importante. A ferramenta possui recursos que permitem múltiplos usuários e menus de atendimento, ou seja, promove um direcionamento assertivo de demandas. 

Pensando nisso, preocupe-se também com a capacitação dos colaboradores responsáveis pelo atendimento. É importante que eles saibam como utilizar os recursos do WhatsApp, seja no celular ou computador, para conseguir operar a ferramenta com sabedoria.

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