O universo das telecomunicações se supera a cada dia, principalmente no que diz respeito à evolução de ferramentas que possibilitam uma comunicação cada vez mais segura, com qualidade e mobilidade aos seus usuários.
Entre as soluções que mais se consolidaram neste quesito está o WebRTC, que permite a comunicação em tempo real por meio do envio de texto, voz ou vídeo direto do navegador de internet.
Para saber como esta tecnologia funciona e como integrá-la à telefonia VoIP, continue acompanhando o conteúdo a seguir.
O que é o WebRTC?
O WebRTC é uma abreviação de “Real Time Communications” (RTC) e consiste em uma Interface de Programação de Aplicação (API), elaborada pela World Wide Web Consortium (W3C), para possibilitar aos navegadores de internet a aplicação de chamadas telefônicas, de vídeo e o compartilhamento peer-to-peer (P2P) sem a necessidade de usar aparelhos específicos ou interfaces para isto.
A ferramenta foi criada em maio de 2011 pelo Google para permitir a comunicação em tempo real. Outra informação interessante sobre o WebRTC é que trata-se de uma aplicação em código aberto (open source), permitindo que a sua adaptação a outros sistemas e equipamentos aconteça com mais facilidade.
Além dos navegadores, como Mozilla, Chrome e Edger, por exemplo, o WebRTC também funciona em dispositivos móveis que possuem sistemas operacionais como Android e iOS.
Vale destacar que o WebRTC é uma tecnologia bastante sólida e difundida no mundo todo, inclusive, é utilizada por gigantes das comunicações, entre elas o WhatsApp e o Messenger.
WebRTC e VoIP, qual a relação?
Antes de entrarmos nesta explicação, é importante relembrar o que é o VoIP. Como já contamos aqui no blog da Agitel, o VoIP nada mais é do que voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), uma tecnologia destinada à realização de chamadas telefônicas via Internet.
O VoIP está entre os recursos mais eficientes para a comunicação empresarial em razão de alguns fatores, entre eles, seu custo-benefício. O WebRTC está sendo fundamental para impulsionar ainda mais a utilização do sistema VoIP, permitindo sua extensão para novas plataformas, sem necessidade de instalação de sistemas ou de aplicativos.
Como combinar o WebRTC e o VoIP?
Para os desenvolvedores, o maior objetivo ao combinar essas duas tecnologias é incorporar os recursos de VoIP diretamente em sites ou aplicativos baseados na web, sem precisar usar softwares ou apps dedicados.
Por possuir um protocolo de sinalização open source para os desenvolvedores, as empresas poderão desenvolver soluções inovadoras para aperfeiçoar e melhorar ainda mais a experiência do usuário.
Outra possibilidade para a combinação entre o WebRTC e o VoIP é permitir que as empresas ofereçam um novo método moderno de contato com clientes e consumidores, ou quem sabe, estabelecer plataformas de comunicação totalmente novas.
Assim, percebemos que o uso do WebRTC e do VoIP não são excludentes, pois o WebRTC ajudará o VoIP a abrir um novo leque de possibilidades, inclusive, com capacidade de incorporar o serviço à tecnologias como o compartilhamento de arquivos P2P.
Além disso, a junção destas duas soluções inaugura uma nova era na construção de sites, que passarão a ser criados para estimular uma interação ainda mais forte entre o negócio e seus consumidores.
Conheça as soluções da Agitel
A Agitel está sempre em desenvolvimento de soluções para dar continuidade ao plano de modernização das redes de telecomunicações em empresas dos mais variados segmentos. Para isto, estamos trabalhando no desenvolvimento do WebRTC para o Agi PABX.
Para que isto ocorra de forma plena e constante, a Agitel possui uma infraestrutura formada de equipamentos de última geração, possibilitando que os seus clientes possam encontrar produtos de fácil integração e sistemas personalizados.
O objetivo é garantir um serviço com qualidade, confiabilidade e disponibilidade para a plena expansão de negócios. Para conhecer nossas soluções em telecom, clique aqui.