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Tudo o que você precisa saber sobre 0303

O 0303 é uma novidade que chega com o objetivo de favorecer o bloqueio de ligações indesejadas, tornando-se uma ferramenta de combate ao uso desordenado das redes de telemarketing.

O telemarketing ativo é algo comum na vida do consumidor brasileiro, diariamente milhares de ligações são direcionadas por empresas dos mais diversos segmentos, ofertando seus produtos e serviços ou estabelecendo um contato de relacionamento com clientes e/ou público em potencial.

Contudo, essa prática nem sempre é bem vista por consumidores que constantemente necessitam prestar algum tipo de reclamação acerca da quantidade de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não, recebidas em um curto período.

Isso motivou um posicionamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que em setembro de 2021, aprovou o Procedimento Operacional para Atribuição de Recursos de Numeração, estabelecendo o prefixo 0303 para essa atividade.

Se a sua empresa oferta algum tipo de produto ou  serviço por telemarketing ativo, então você precisa entender tudo sobre o 0303, pois a regra possui obrigatoriedade e já está valendo em todo território nacional. Vamos entender melhor!

O que é o 0303?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), é a entidade estatal que regula o setor brasileiro de telecomunicações. É de sua responsabilidade fiscalizar, editar normas e intermediar conflitos entre operadoras e consumidores.

Dessa maneira, uma das questões a ser trabalhada pela agência consiste em evitar a prática de ligações indesejadas ao consumidor, visto que o índice de insatisfação neste sentido é alto. Por isso, que ao final do ano passado, através de consulta pública definiu-se a normativa Ato nº 10.413, determinando o uso obrigatório do prefixo 0303.

O intuito dessa medida é justamente proporcionar ao consumidor uma forma de identificação da tentativa de interação das empresas que oferecem produtos ou serviços por meio de ligações e mensagens telefônicas, possibilitando que o mesmo opte por bloqueá-las ou não, e atuando contra o problema das chamadas indesejadas.

Foi a forma encontrada pela Anatel para a padronização das chamadas de telemarketing, sinalizando através do prefixo a intenção dessas ligações.

O 0303 é de uso exclusivo e obrigatório para aquelas empresas que possuem qualquer tipo de atividade de telemarketing ativo.

Como funciona esse prefixo?

Com obrigatoriedade, todos aqueles que atuam com a atividade de telemarketing ativo devem adequar-se, e através de uma prestadora de serviços telecom, contratar um número 0303.

Dessa maneira, ao receber este tipo de ligação o consumidor poderá identificar o intuito da chamada em ofertar algo. Para isso, o prefixo deve aparecer, de forma clara, no visor do celular.

Para não existirem dúvidas, entenderemos melhor a sua aplicação prática. O que muda a partir de agora com o funcionamento do 0303:

Para o consumidor

  • A padronização facilitará a identificação da chamada, dando escolha aqueles que a recebem de atender ou não a ligação, bem como, a de solicitar o bloqueio do contato;
  • Todas as empresas serão obrigadas a atender a solicitação do consumidor em bloquear as chamadas de telemarketing;
  • Em caso dessa solicitação ser desrespeitada, o consumidor pode registrar queixa nos Procons e na Anatel, acarretando punição pelo descumprimento.

Para as empresas

  • A implementação desta nova regra, estabelecida pela Anatel para empresas que atuam com o telemarketing ativo, começou em 10 de março deste ano, pela telefonia móvel.
  • O prazo para essa implementação vai até 8 de julho, já englobando as empresas que usam telefones fixos.
  • Aqueles que não se adequarem ao novo padrão, estão sob risco de punição e bloqueio do número.
  • Após o prazo final de adequação, ao receber chamadas de telemarketing de números que não começam por 0303 (rede móvel ou rede fixa), o consumidor poderá ainda reclamar por utilização indevida de recursos de numeração para telemarketing ativo, identificando a empresa e gerando desgastes desnecessários.

Conheça o Agi 0303

Diante do cenário em todas as empresas que ofertam qualquer tipo de serviço por telemarketing ativo deverá utilizar o 0303, e que o prazo limite para essa fase de adequação já se aproxima, atendendo a normativa Ato nº 10.413, a Agitel criou o produto Agi 0303.

Este novo serviço visa atender os clientes que possuem esta atividade e precisam cumprir a exigência, exibindo o prefixo 0303 antes do seu número de contato.

Com o Agi 0303, todas as suas ligações ou mensagens telefônicas de Telemarketing Ativo passam a ser identificadas através do código 0303, exclusivo para o segmento.

Vantagens do Agi 0303:

1 Número nacional com 11 dígitos: 0303N7N6N5N4N3N2N1

2 Apenas para chamadas originadas locais e longa distância, fixo ou móvel

3 Pode ser portado a qualquer momento

4 100% compatível com o Agi Pabx e o Agi Disc

Sua empresa precisa cumprir essa regra? Saiba mais sobre como contratar o 0303 de forma rápida, segura e sem maiores burocracias! Entre em contato conosco.

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