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Telemarketing: prejuízos do robocall e boas práticas

O Brasil ocupa o topo do ranking de países que mais realizam ligações indesejadas ao usuário. Por isso, precisamos falar sobre o uso inadequado do robocall, bem como, das melhores práticas para centrais de atendimento, call centers e telemarketing.

O setor de telecomunicações é essencial para que empresas de todos os tipos e segmentos encontrem soluções para melhorar suas operações e oferecer uma boa experiência ao cliente. Contudo, é muito importante que isso seja feito de forma assertiva e não invasiva, o que é o oposto do que ocorre com o bombardeio de ligações diárias que causam o descontentamento e incômodo ao consumidor. 

Continue essa leitura para entender melhor o que é robocall, as consequências negativas de para empresas e quais são as soluções que podem ser aplicadas para uma comunicação mais respeitosa e eficiente.

O que é robocall e por que essa prática pode ser prejudicial?

Se tornou comum atender o telefone e do outro lado da linha ter uma mensagem gravada ao invés de uma pessoa falando. Essas ligações são o que chamamos de robocall.

Especificamente, consiste em chamadas telefônicas pré-gravadas,  efetuadas através de um software de marcação automática, de forma simultânea e massiva para milhares de pessoas.

Empresas utilizam essa prática para diversas finalidades como, por exemplo, fornecer informações úteis, lembretes, confirmações e cancelamentos, etc. 

Porém, na prática, o que mais acontece é o uso prejudicial desse recurso para tentativas de venda de forma insistente e até mesmo, para abordagens criminosas. Há muitos casos de ações de má-fé para enganar o consumidor e então fazê-lo passar dados pessoais e sensíveis. 

Portanto, o robocall  é visto como algo invasivo e incômodo, causando desconforto ao usuário e minando a credibilidade de empresas.

Controle da Anatel 

60% do tráfego de telecomunicação do Brasil é ocupado por robocalls, comprometendo o uso adequado dessa forma de comunicação. Esse é um dado da Anatel, responsável pela regulamentação do setor no país, que desde junho de 2022 implementou novas medidas que visam controlar o uso desse recurso. 

Agora, o robocall  em massa é proibido, as ligações com mais de 3 segundos passaram a ser tarifada e aliadas ao 0303, essas medidas fazem parte das estratégias para evitar práticas abusivas no setor de telecomunicações.

Entenda melhor essas mudanças:

  • Toda empresa que dispare ligações de baixa duração, mensagens gravadas ou que efetuem validação de números ou desliga a chamada após o atendimento, só pode realizar até 100 mil chamadas por dia com esse perfil de chamadas. Com isso, a Anatel não proíbe o uso, mas limita em quantidade sob o risco de penalidade em caso de descumprimento.

 

  • Há 25 anos, ligações com menos de 3 segundos não eram tarifadas, contudo, tendo em vista que a maior parte das chamadas de robocall são desligadas neste intervalo de tempo, a cobrança pretende contribuir para a diminuição.

 

Boas práticas para empresas de telemarketing

Qualificação 

A higienização do mailing para as operações de telemarketing faz toda a diferença. É muito comum que através do robocall sejam realizados o disparo de ligações para uma base de contatos muito grande, mas sem uma segmentação assertiva.

A partir do momento que as empresas conseguem melhorar a qualificação dos seus contatos esse cenário muda, dessa maneira suas campanhas via chamadas ganham o direcionamento necessário para alcançar objetivos e gerar conversões sem prejudicar a experiência do consumidor.

Investimento nas soluções certas

Por que insistir na realização incessante de chamadas automáticas para milhares de pessoas, frustrando o consumidor enquanto existem soluções que surtem um efeito muito mais vantajoso e positivo para as empresas?

Elas permitem que, no lugar de utilizar o discador massivamente, sejam feitas interações através de mensagens de texto. Nesse caso, apenas após concordar, a pessoa receba uma  ligação telefônica. 

Confira as soluções da Agitel que podem te ajudar a evitar o robocall 

Agi Connect

O Agi Connect é uma ferramenta inteligente voltada exclusivamente para a gestão de atendimentos pelo WhatsApp. Por meio dessa solução é possível organizar melhor os atendimentos, oferecendo agilidade, qualidade e inovação.

Com integração à API oficial do WhatsApp Business, permite a divulgação de apenas um número para contato. Assim, esta solução permite uma interação simultânea e personalizada por meio de um único canal de atendimento.

Agi Connect Bot

Possibilita realizar campanhas, através de divulgação em massa via WhatsApp. É uma alternativa de larga escala e automatizada, via uma ferramenta com 98% de usuários ativos.

Tudo em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ou seja, o usuário pode escolher parar de receber a comunicação a qualquer momento, sendo removido da lista de transmissão nesses casos. 

Agi SMS

O AGI SMS permite o disparo de mensagens em larga escala, 100% WEB e de simples utilização.

Além disso, há possibilidade de programação do envio de SMS por lotes, tanto em massa quanto de maneira unitária. Ainda suporta a utilização de emojis e traz relatórios analíticos detalhados sobre o envio, recebimento e respostas.

Saiba mais sobre essas e outras soluções da Agitel e como elas podem fazer a diferença para a comunicação da sua empresa? Clique aqui!