A maneira de nos comunicarmos mudou muito ao longo do tempo, já trocamos cartas, telefonemas, e hoje, trocamos mensagens instantâneas em aplicativos. O uso comercial dessas formas e ferramentas de comunicação é consequência diante do impacto das mesmas em nossos hábitos sociais. No caso do WhatsApp Business, por exemplo, a plataforma foi desenvolvida justamente com base na demanda de facilitar o relacionamento entre consumidores e empresas.
Muitas pesquisas giram em torno do assunto e mensuram dados impressionantes, como o fato de que 80% das pessoas utilizam o WhatsApp para se comunicarem com marcas. Então, porque não utilizar isso a favor do seu negócio?
As pessoas buscam informações, suporte técnico e a compra de produtos e/ou serviços através da plataforma e se a sua empresa ainda não opera pelo WhatsApp Business, saiba que você pode estar deixando de lado um canal importantíssimo nos dias de hoje.
WhatsApp Business: o que é e o que muda na versão comercial
O próprio WhatsApp lançou o WhatsApp Business em 2018 como a versão do aplicativo para empresas, no intuito de promover recursos mais eficientes e assertivos no relacionamento com o cliente.
Com o API do WhatsApp Business é possível otimizar o seu atendimento com funções mais comerciais do que em sua versão messenger, com ele a gestão da comunicação ganha funções como: múltiplos atendentes, automação através de chatbots e outros tipos de integrações.
Também é possível definir mensagens automáticas, mensagens de ausência, criar listas de transmissão para mensagens segmentadas, criar catálogos de produtos, analisar métricas, etc.
Em síntese, o WhatsApp Business permite automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.
Prós e contras de utilizar o WhatsApp Business na sua empresa
Afinal, quais são as vantagens de utilizar o WhatsApp Business? Existem desvantagens? É isso que vamos te mostrar agora.
Alguns pontos altos fazem da ferramenta uma escolha assertiva para a comunicação com o cliente como:
Credibilidade, transparência e segurança: os clientes que sabem que estão se comunicando com uma conta de perfil comercial e se sentem mais seguros.
Atendimento rápido: o WhatsApp favorece as respostas rápidas, garantindo a satisfação do cliente neste ponto e consequentemente estimulando o seu engajamento com a empresa.
Ferramenta de marketing: é possível enviar mensagens personalizadas com novidades e promoções.
Centralização das informações: o WhatsApp Business promove uma série de integrações com outros sistemas, isso significa uma concentração dos dados de forma unificada e favorece até mesmo que informações não se percam.
Métricas: é possível gerar dados sobre os atendimentos realizados e a partir deles fazer análises relevantes, identificando problemas e oportunidades.
E desvantagem, existe?
A ferramenta oferece recursos que só tem a contribuir, mas é importante que o seu uso seja assertivo. Estratégias erradas quando aplicadas podem ser um problema.
Algo que pode ocorrer, é que na tentativa de engajar o cliente a empresa canse essas pessoas com o excesso de comunicação ou pela falta de relevância das informações. Isso pode gerar um efeito contrário, por isso, a importância do planejamento e estratégia.
Empresas que mandam bem utilizando o WhatsApp Business
Amaro
A Amaro é uma grande varejista do mercado atual e conta com não apenas com um e-commerce, mas também com lojas físicas espalhadas pelo país. Apostando no poder da integração, utiliza o seu CRM conectado a todos os seus canais de mensagens, incluindo o WhatsApp.
Na prática, isso implica diretamente em eficiência no atendimento ao cliente, desafogando a equipe que não precisa se preocupar em resolver tudo que as automações podem dar conta. Entrando em ação apenas em situações mais complexas.
Com isso a varejista aumenta a satisfação do seu cliente, resolvendo grande parte dos chamados no primeiro contato e ainda se beneficiam de uma redução de custos significativa com suporte telefônico.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza é pioneira e se tornou uma verdadeira gigante nacional, com e-commerce e mais de 1200 lojas físicas. Quem não conhece a Lu, sua assistente digital?
O volume de chamados entre ligações e mensagens da MagaLu era intenso e a solução encontrada foi implementar o WhatsApp Business API na sua comunicação com o consumidor.
Como resultado, a empresa percebeu uma maior aderência a esse meio em comparação a outros como, por exemplo, e-mail e site. Seus clientes passaram a se comunicar majoritariamente através do WhatsApp, por isso, eles também reduziram o número de ligações.
Em ambos exemplos é nítido como a integração do WhatsApp Business no processo de comunicação dessas empresas agregaram eficiência no relacionamento com o cliente e aumentaram a produtividade da equipe de atendimento.
Agi Connect: seu atendimento via WhatsApp mais simples e fácil
Pensando sempre em trazer soluções inovadoras para o mercado de telecom, a Agitel lançou o Agi Connect, que é uma ferramenta inteligente voltada exclusivamente para a gestão de atendimentos pelo WhatsApp. Por meio do Agi Connect, as empresas conseguem organizar melhor seus atendimentos, oferecendo agilidade, qualidade e inovação.
A ferramenta da Agitel integra-se à API oficial do WhatsApp Business, permitindo que a empresa divulgue apenas um número de telefone para contato. Com isso, esta solução permite que vários operadores façam atendimento de forma simultânea e personalizada por meio de um único canal de atendimento.
Em suma, com o Agi Connect você transforma o atendimento da sua empresa, tornando-o mais integrado, automatizado e personalizado. Para saber mais sobre esta solução da Agitel, clique aqui.