LIGUE AGORA E SAIBA MAIS SOBRE AS NOSSAS SOLUÇÕES  0800 591 3183

Mau atendimento ao cliente: Como evitar?

inovação

Um bom atendimento ao cliente é decisivo para que empresas possam reter e fidelizar seus públicos.

No entanto, quando partimos para a prática, se existe algo que a maioria dos consumidores compartilham, são experiências desagradáveis quando o assunto é atendimento. Todo mundo tem pelo menos algum relato para contar.

Muitos são os fatores que podem afastar um cliente como, por exemplo: a demora no atendimento, a repetitividade, falta de direcionamento e objetividade no caminho percorrido até a resolução do problema, isso quando o mesmo é solucionado, etc.

No fim, ambos os lados perdem, afinal, que empresa deseja que seus clientes saiam insatisfeitos e terminem por buscar seus concorrentes? Continue a leitura para compreender melhor onde o processo de atendimento da sua empresa pode estar falhando e como superar esse problema.

 Como evitar o mau atendimento ao cliente?

“Aguarde um momento, estamos transferindo sua chamada”, “Não foi possível identificar o seu problema”… Esses são os tipos de frases que o consumidor, em geral, já está cansado de escutar. Isso, sem mencionar outras questões que já são comuns da telefonia, como ruídos na ligação, a disponibilidade de tempo do cliente para estar ao telefone, etc.

A experiência do seu cliente, com qualquer canal de comunicação da sua empresa deve ter como objetivo facilitar o contato, uma venda ou a resolução de problemas e não impor mais dificuldades, causando insatisfação.

Portanto, evite esse tipo de situação investindo em:

Agilidade no atendimento

O seu cliente não vai ficar feliz ao ser deixado esperando na linha ouvindo uma música. Certifique-se de estar oferecendo um atendimento ágil, para isso, opte pelo uso de um sistema de atendimento PABX capaz de centralizar as solicitações de contato e organizá-las conforme as prioridades.

Para melhorar ainda mais a experiência, tecnicamente falando, a Telefonia IP permite a solução de PABX na Nuvem, o que é uma ótima escolha neste sentido.

Tudo isso, além de promover um bom atendimento é são mudanças que também vão contribuir para uma análise mais assertiva das suas demandas, aumentando a produtividade do seu time.

Observe a qualidade na chamada

A sua operadora oferece qualidade nas chamadas? Esse é um ponto de atenção fundamental, pois se o seu cliente tenta se comunicar e não consegue completar uma chamada, ou quando consegue a ligação fica com muitos chiados, ou caí no meio da conversa, isso certamente irá influenciar para uma experiência negativa.

Preocupe-se em ajudar o seu cliente em todas as etapas

Uma das grandes reclamações do consumidor é a falta de um padrão de qualidade no atendimento voltado para a solução de problemas e suporte ao cliente, em comparação a interações com objetivo de venda de produtos ou serviços.

Isso demonstra uma falta de cuidado com a jornada do cliente, afinal, como fidelizá-lo sem oferecer uma comunicação pós-venda adequada?

É essencial que o atendimento ao chamado de um cliente seja sempre assertivo, empático, gentil e  determinado a apresentar uma solução.

Dicas de como fidelizar o cliente com um bom atendimento

1. Tenha um time preparado para lidar com os clientes

O seu cliente não vai ficar feliz e satisfeito depois de um atendimento que parece mais preocupado em seguir um roteiro do que em de fato ajudá-lo a resolver o seu problema. Um time disposto a ouvir e empenhado a buscar uma solução é o básico neste quesito.

Isso precisa estar no DNA da empresa, na sua missão e seus valores que, por sua vez, devem estar alinhados a equipes de atendimento que compartilhem da mesma ideia e apliquem esses comportamentos em atividades do dia a dia, sendo empáticos e dispostos a ajudar.

Lembre-se, além de clientes, são pessoas do outro lado da linha.

2. Entenda o seu cliente

O que o seu cliente deseja? Do que ele precisa? Como o seu negócio pode ajudá-lo?

Conhecer essas necessidades é fundamental não apenas para um atendimento mais assertivo, mas para o negócio em sua totalidade. Por exemplo, uma empresa que se comunica com uma linguagem técnica demais, com clientes que possuem pouca instrução, está nitidamente fazendo algo errado. Nesta situação o ideal era simplificar essa comunicação. São os detalhes que fazem a diferença.

3. Humanize o seu atendimento

Se existe algo capaz de criar uma experiência ruim para o consumidor é um atendimento impessoal. Invista esforços para personalizar experiências, e eliminar o tratamento “robótico”.

Muitas vezes, uma ação simples como chamar o cliente pelo nome, junto a uma comunicação mais empática já são uma grande virada de jogo.

4. Invista em tecnologia VoIP

Essa é uma alternativa que além de melhorar a comunicação e o relacionamento com o cliente, vai simplificar e facilitar todo o processo, pois não demanda uma mega-estrutura para funcionar, somente o acesso à internet já basta.

Uma tecnologia inovadora, que a cada dia que passa, vem trazendo bons resultados para negócios dos mais diversos segmentos.

Use a ferramenta correta 

Vire a chave para o seu negócio através da tecnologia VoIP, a modernização das suas redes de telecomunicações, vai garantir a qualidade, confiabilidade e disponibilidade nos processos e consequentemente influenciar de forma positiva o seu atendimento, a satisfação e fidelização dos seus clientes.

Conheças as soluções de convergência da Agitel:

Agi PABX

Seu PABX na nuvem com ativação imediata! Conte com: gravação de chamadas, KS Virtual, ramal móvel e salas de conferência, ideal para o Home Office.

Agi Connect WhatsApp

Alcance seu público alvo, interaja, venda e divulgue através do WhatsApp. Fidelize seu atendimento com a melhor ferramenta do mercado.

Agi Fone

Serviço de telefonia VOIP, que utiliza a internet para realizar ligações. É a última geração em tecnologia de voz sobre IP. Ideal para Home Office.

Agi Número Virtual

Número de telefone fixo 100% online, com ativação imediata. Escolha as cidades que você gostaria de estar presente e tenha um número fixo, 0800 ou 4000.

Agi SMS

Interaja via mensagem com seu público-alvo, através do serviço de envio de SMS em larga escala. 95% dos SMS enviados são lidos.

Agi Disc

Nossos serviços estão integrados com diversos sistemas. Assim, você aumenta a produtividade de seu call center, vende mais e fideliza seu cliente.

Agi 0800

Com um telefone fixo 0800, seus clientes podem entrar em contato, tirar dúvidas, resolver problemas e até realizar compras com a sua empresa de qualquer lugar do Brasil, de forma segura e gratuita.

Agi 0303

O Agi 0303é uma solução para empresas que utilizam telemarketing ativo  e devem se adequar a exigência da Anatel, exibindo o prefixo 0303 antes do seu número de contato.

A Agitel Telecom possui toda a infraestrutura necessária e equipamentos de última geração que proporcionam aos nossos clientes soluções integradas e personalizadas. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *