Há pouco menos de um mês, aconteceu mais uma edição do Rock In Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, e um evento que é um verdadeiro case em todos os sentidos: produção, comunicação, marketing, etc. Você já parou para pensar o que há por trás dos bastidores de grandes produções como esta? E na automação como aliada para esses eventos?
Ou melhor, sabia que nesses casos, dos grandes eventos, que visam atender milhares de participantes, sejam eles existentes ou potenciais, é possível utilizar soluções Telecom, principalmente aquelas voltadas à automação via WhatsApp?
Eventos desse porte se destacam, acima de tudo, por proporcionarem uma grande experiência, desde a venda, até o pós-evento. Alcançar um público grande é uma tarefa, no mínimo, complexa. É justamente nesse ponto que entram as possibilidades de automação para eventos, no intuito de gerar ações de impacto com grande alcance e maior assertividade.
A automação para eventos através de soluções telecom
As soluções Telecom, possuem um histórico de inovações que mudaram a forma de empresas e marcas se comunicarem.
Quando trazemos a aplicação da automação para eventos, através de plataformas como o WhatsApp, por exemplo, oferecemos a capacidade de criar experiências personalizadas para públicos existentes e em potencial.
Outro ponto, é que isso é feito em escala e nível de eficácia, que seria impossível de alcançar de outra maneira. Produtores podem usar as vantagens da automação para eventos de muitas maneiras, realizando ações, promoções, gerar engajamento, melhorar a experiência, divulgações e muito mais!
Na prática: como usar automação na estratégia de marketing do seu evento
Se há algo que gera resultados efetivos aos grandes eventos são as experiências, ações e promoções. Estratégias do tipo podem ser utilizadas tanto para engajar um grande público, como para atrair novas pessoas.
Neste cenário, o desafio dos produtores é fazer a gestão de ações e promoções que envolvam participantes em massa. O Agi Connect é uma solução da Agitel que permite a automação através do WhatsApp e pode oferecer muitas possibilidades neste aspecto.
Sorteios
É possível trabalhar de forma bem tranquila com a divulgação de um número principal e através dele gerar uma espécie de ticket para realização de sorteios com os contatos WhatsApp.
Na prática, dessa maneira, é possível se comunicar, disponibilizar informações sobre a participação ao público, como uma confirmação de que aquela pessoa está concorrendo a determinado prêmio, por exemplo. O mais interessante é que o sorteio pode ser feito de forma automática pelo sistema, facilitando ainda mais o processo.
Ações
A automação para eventos, via WhatsApp, também favorece muito a realização de ações. Vamos supor que a ideia seja engajar o público do evento em uma dinâmica onde as 100 primeiras pessoas que entrarem em contato vão receber um voucher com algum tipo de benefício, ou até mesmo para a troca por um brinde.
É uma boa ideia, muito utilizada, mas se isso é feito de forma analógica, pode até ser algo inviável, por ser difícil de gerenciar em grande escala. Mas de forma automática tudo é simplificado, o registro dos primeiros a entrarem em contato, suas informações necessárias para a geração do voucher, bem como, o envio do mesmo.
Experiências
Grandes eventos são sinônimo de grandes públicos, então é bem comum que as pessoas enfrentem filas em muitas situações no dia e que isso acabe frustrando algumas experiências.
Mas a automação também pode ser uma grande aliada neste caso, facilitando o atendimento, por exemplo.
Se uma marca, um restaurante, atua no evento com um portfólio de produtos, isso pode ser simplificado em uma versão digital. É possível gerar um QR Code, que dá acesso a esse catálogo de produtos e/ou serviços e aí as possibilidades vão desde gerar um atendimento automatizado via WhatsApp, onde o usuário possa fazer tudo por esse meio de forma prática e muito mais rápida. É possível até mesmo gerar vendas assim.
Divulgação
Além do Agi Connect, o Agi Bot é uma novidade da Agitel que vem para somar, possibilitando realizar campanhas, através de divulgação em massa via WhatsApp.
É uma alternativa para estes eventos alcançarem ainda mais pessoas, via uma ferramenta que é hoje a mais utilizada pelas pessoas. Afinal, mais de 90% das pessoas utilizam o WhatsApp diariamente.
Vale ressaltar que esta é uma opção totalmente dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ou seja, o usuário pode escolher parar de receber a comunicação a qualquer momento, sendo removido da lista de transmissão nesses casos.
Agi Connect: sua solução em automação via WhatsApp
Pensando sempre em trazer soluções inovadoras para o mercado de telecom, a Agitel lançou o Agi Connect. Uma ferramenta inteligente voltada exclusivamente para a gestão de atendimentos pelo WhatsApp. Por meio do Agi Connect, é possível organizar melhor seus atendimentos, oferecendo agilidade, qualidade e inovação.
A ferramenta da Agitel pode ser integrada à API oficial do WhatsApp Business, permitindo a divulgação de apenas um número para contato. Com isso, esta solução permite uma interação simultânea e personalizada por meio de um único canal de atendimento.
Outra vantagem, como mostrado ao longo do texto, está na utilização para o marketing, a partir da ativação de campanhas e outras ações voltadas para a venda e a experiência do usuário. A ferramenta ainda emite relatórios detalhados e sobre operação para que os agentes possam gerenciar os dados de uma forma mais simples, rápida e segura.