Um bom relacionamento com o cliente é o maior patrimônio que uma empresa pode ter. Contudo, em um mercado competitivo, este é um desafio diário que demanda uma constante busca por soluções que tornem essas interações cada vez mais positivas e produtivas. Por isso, precisamos falar sobre o atendimento automatizado.
Vivemos em um contexto pautado pela transformação digital e a tecnologia influencia tudo ao nosso redor, inclusive no comportamento do consumidor. Assim, falar em atendimento automatizado, é o mesmo que falar sobre desenvolvimento, benefícios para todas as partes, processos inteligentes e diferenciação competitiva.
Hoje, vamos falar sobre como utilizar os recursos da automatização e como ela pode impactar positivamente a relação entre empresa e cliente, bem como, sobre os benefícios que vão desde o aumento da produtividade até a redução de custos.
Atendimento automatizado: porque implementar?
Automatizar é sinônimo de facilitar, portanto, vamos começar afastando a ideia de que é algo que vai robotizar a comunicação com o seu cliente. Muito pelo contrário, o atendimento automatizado vai possibilitar novas opções de contato e praticidade nas interações que podem ser simplificadas.
Quando implementada de forma assertiva, apesar de a conversa ser de responsabilidade de sistemas tecnológicos e não depender diretamente da intervenção da sua equipe, ainda assim pode ser um atendimento humanizado.
Isso porque, a automatização torna a vida do consumidor mais simples, sem longas esperas para a resolução de problemas ou dúvidas e informações, e com a disponibilidade de uma resposta a qualquer momento.
Para a empresa, os benefícios ainda vão além da satisfação do cliente, pois serve como uma espécie de filtro para as equipes, que economizam tempo e esforço com a priorização de demandas mais estratégicas e relevantes.
Em síntese, veremos como a automatização é benéfica para ambos os lados, devido a vantagens como:
- melhora da satisfação dos clientes
- redução do tempo médio de espera
- atendimento 24 horas
- aumento da produtividade
- redução de custos
- minimização de erros com a coleta de dados e acompanhamento de indicadores
Benefícios do atendimento automatizado
Aumento da produtividade
Quando mencionamos o aumento da produtividade por meio da automatização, estamos falando em tornar a comunicação entre empresa e cliente mais ágil e eficiente. E não apenas no sentido de rapidez, mas principalmente de assertividade simplificação dos processos.
Essa é uma vantagem de impacto direto na gestão do tempo das equipes, com auxílio da tecnologia seus esforços serão para atividades que realmente importam para o crescimento do negócio. Eliminando assim, demandas repetitivas e mecânicas de baixa prioridade.
Redução de custos
A partir do momento que uma empresa se torna mais assertiva na utilização de recursos ela também se torna mais eficiente.
A automatização permite aprimorar processos, o que implica que com a equipe atual e até mesmo em um cenário de possível redução da mesma, a implementação tecnológica vai agregar melhores e maiores resultados.
Em outras palavras, possibilita o desenvolvimento da empresa com o mesmo esforço, só que melhor direcionado. A diminuição de custos é uma consequência de tudo isso.
Minimização de erros com a coleta de dados e acompanhamento de indicadores
O atendimento automatizado é realizado por softwares complexos ou inteligência artificial, ou seja, neste ponto a tecnologia está a favor para a redução de erros.
Isso porque, além dos recursos aumentarem a produtividade, dando ao time mais tempo para focar na execução das tarefas de alta prioridade, eles também permitem a centralização e coleta de dados em tempo real, para um acompanhamento de indicadores e tomada de decisões mais assertivas.
A automatização centraliza tanto a comunicação quanto a geração de dados da sua empresa. Na prática, isso significa acesso a um panorama de informações e processos. A análise dos dados do seu consumidor é o que ajuda na compreensão do seu comportamento e perfil, auxiliando na construção de um atendimento cada vez mais personalizado.
Fidelização do cliente
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a experiência do cliente é um ponto-chave para o sucesso de qualquer negócio e aumento nas vendas.
Dessa forma, a automatização do atendimento é importante para ganhar destaque neste sentido, pois promove agilidade, segurança, qualidade e diversas outras características importantes e decisivas para a fidelização do cliente.
Redução do tempo médio de espera e atendimento a qualquer momento
A demora no atendimento é um dos maiores problemas enfrentados por empresas com o atendimento ao cliente.
Com a automatização, o caminho para a resolução dessa questão é simples, pois o consumidor não precisa esperar muito tempo para obter ajuda ou alguma informação.
Além disso, uma das grandes vantagens do atendimento automatizado é a disponibilidade. Por não depender da intervenção humana, o sistema utilizado mantém-se sempre ativo. A qualquer hora do dia, até mesmo de madrugada, o cliente que entrar em contato será atendido.
Como ter um atendimento automatizado sua empresa
Tão importante quanto compreender os benefícios do atendimento automatizado e realizar essa transição de processos de forma adequada.
Para isso, alguns pontos são fundamentais e é claro que tudo começa a partir de um objetivo. Não existe lógica em investir em novas ferramentas sem ter um propósito por trás disso, dessa maneira entender o cenário e avaliar o que precisa ser melhorado é o que irá direcionar as próximas etapas.
A escolha da ferramenta de automação também precisa ser assertiva e atender as necessidades das empresas. Quais as funcionalidades mais importantes? O que é indispensável? Quanto a sua empresa pode investir?
O mercado vai disponibilizar inúmeras soluções e a resposta dessas perguntas irão direcionar uma melhor escolha.
A implementação também é uma fase determinante para a melhor adaptação dos processos, toda a equipe precisa estar envolvida e ser treinada para o uso da nova ferramenta.
Não menos importante, o acompanhamento do desempenho da automatização é imprescindível para identificação de otimizações e consequentemente para um melhor atendimento e o alcance dos resultados esperados.
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