É um fato, que qualquer empresa que busque estabelecer-se no seu mercado, se desenvolver e evoluir com tempo precisa, antes de qualquer coisa, investir nos recursos corretos para que isso aconteça. Por isso, hoje queremos falar sobre os principais benefícios do PABX virtual.
Como funciona a comunicação na sua empresa? Sabia que você pode estar perdendo dinheiro, tempo e produtividade?
A tecnologia PABX é uma velha conhecida, pois não é de hoje que ela é utilizada na distribuição das chamadas de uma única linha telefônica em ramais. Contudo, com o passar do tempo e o advento tecnológico, esse recurso foi refinado e modernizado, tornando-se ainda mais eficiente e completo.
O PABX analógico, deu espaço para o PABX Virtual e seus benefícios hoje vão muito além de simplesmente distribuir as chamadas telefônicas. Veja neste conteúdo!
Como funciona o PABX virtual?
De maneira objetiva, podemos definir o PABX virtual como uma rede de telefonia organizacional, que pode ser adotada por todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, para centralizar toda a comunicação do negócio. O grande diferencial é que o PABX virtual traz os benefícios do serviço de telefonia IP, substituindo os antigos equipamentos PABX convencionais e analógicos.
Além disso, sua funcionalidade dispensa por completo a imposição de uma central telefônica física, com passagem de cabos, e a necessidade do investimento em aparelhos. Todas as linhas são conectadas à central através da tecnologia IP (protocolo de internet).
Ou seja, a sua integração é com a própria rede de computadores, e o seu uso demanda apenas uma boa conexão banda larga e browser.
Na prática, o resultado reflete em uma série de vantagens para a sua empresa. Vamos falar sobre cada uma delas?
10 benefícios para a sua empresa
1- Baixo custo de instalação
Como já mencionado, o PABX virtual dispensa a implantação de uma central telefônica física. Seu funcionamento é 100% na nuvem, ou seja, todo o sistema roda nas instalações do fornecedor do serviço, necessitando por parte da empresa apenas uma boa conexão à internet para acessá-lo.
O alto custo com equipamentos e infraestruturas ficou no passado, tornando o investimento inicial no PABX Virtual muito mais barato e vantajoso que o analógico/tradicional.
2- Economia nas chamadas telefônicas
O fato do PABX Virtual funcionar na nuvem, através do sistema de telefonia VoIP, é um dos seus maiores benefícios. Afinal, isso implica em tarifas mais baratas do que na telefonia convencional, onde os custos podem ser maiores para chamadas interurbanas e de dispositivos mobile.
Com o PABX Virtual, é possível fazer ligações para celulares, outras cidades e até países com a tranquilidade de não estourar o orçamento para telefonia da empresa.
Portanto, principalmente para empresas que precisam realizar esses tipos de chamadas, como as de cobranças e de telemarketing, podem economizar muito neste aspecto.
3- Otimização do trabalho remoto e Home Office
Para empresas que aderiram ao trabalho remoto, ou cumprem o regime híbrido, o PABX em nuvem permite otimizar as atividades de toda a equipe.
Como o sistema reúne todas as linhas telefônicas e ramais da empresa operando na nuvem, possibilita que toda a integração entre times, setores e até filiais de uma empresa seja realizada sem a necessidade de espaços físicos como os escritórios, mas através de: computador para computador; computador para telefone fixo, computador para celular.
Com esta tecnologia, a telefonia da empresa independe de limites geográficos, sendo que a única exigência para funcionar é estar conectado à internet.
O serviço PABX em nuvem para o trabalho remoto ainda permite criar ramais conectados virtualmente para melhor distribuir as ligações. Isto otimiza o atendimento, a transferência de chamadas para outros ramais e até a realização de conferências.
4- Praticidade em manutenção e atualização do sistema
No PABX analógico/tradicional, visto que a central telefônica ocupa a instalação em espaço físico, demanda manutenção e suporte técnico presencial de profissionais especializados.
Mas isso ficou para trás, pois no PABX Virtual, tudo isso pode ser realizado remotamente e pela própria empresa. As atualizações vão sempre estar disponíveis no painel de controle do sistema, dispensando a necessidade da visita de um técnico, ou da instalação de equipamentos e cabos.
5- Mobilidade
A partir do momento que a tecnologia permite a realização de ligações de qualquer lugar e a qualquer momento, consequentemente ela implica na comodidade e liberdade geográfica do colaborador. Assim, com uma boa conexão com a internet, ele poderá atender a qualquer demanda de onde estiver, sem estar preso a um espaço físico.
A versatilidade em termos de conexão no PABX Virtual é sinônimo de mobilidade, possibilitando o seu uso através da rede de computadores, aplicativos para dispositivos móveis, pelo próprio telefone fixo, ou pelo telefone IP.
6- Funcionalidades e Integrações
Uma das grandes vantagens do uso do PABX Virtual por empresas são todas as possibilidades de integração a funcionalidades importantes no dia a dia organizacional como o monitoramento de chamadas, serviço de URA, correio de voz, integração com softwares de CRM, dentre outros.
7- Facilidade na comunicação empresarial
Muitas empresas sofrem com problemas de comunicação interna, que acabam ocasionando transtornos, seja pela divergência de informações, ou pela dificuldade de troca entre equipes, diferentes setores, ou no caso de empresas maiores na comunicação entre unidades e filiais.
O PABX Virtual pode ser um grande aliado neste caso. Suas funcionalidades vão promover uma melhora no fluxo da comunicação, através da distribuição de ramais, onde cada departamento pode ter o seu canal.
8- Centralização da Gestão
Já falamos aqui sobre as possibilidades de integração do PABX Virtual, esse fator é de extrema importância para o monitoramento do trabalho e consequentemente a análise da performance para uma tomada de decisão assertiva.
Os gestores podem avaliar relatórios de chamadas que vão demonstrar não apenas o desempenho técnico como também a satisfação do cliente e diversos outros indicadores que podem orientar o planejamento de marketing, vendas, financeiro e muito mais.
9- Segurança
O sistema VoIP possui um gerenciamento unificado das chamadas, possibilitando o bloqueio, a transmissão e até mesmo uma fila de espera de chamadas, além de possuir o armazenamento de dados na nuvem, reduzindo significativamente o risco de perda das informações.
10- Escalabilidade de linhas
É comum que as empresas precisem alterar a quantidade de ramais, isso pode ocorrer em casos de mudanças no número do quadro de colaboradores, por exemplo.
Tudo é feito através de configurações, online e sem complicações ou burocracias. Além disso, uma única linha telefônica é suficiente para usar o sistema.
Negócios como: indústria, escritórios, empresas, complexos residenciais, escolas, hospitais e clínicas podem ganhar muito neste aspecto.
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- Mesa secretária para controle de fluxo de chamadas.
- Customização completa e de simples configuração para DID e URA ‘s.
- Integração com o Google drive para armazenamento automático de gravações.