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Telefonia convencional x Telefonia VoIP – Principais diferenças

Desvendando o mundo das telecomunicações

telefonia VoIP

Quando os consumidores buscam contratar um serviço de telefonia, logo pensam na telefonia convencional e não há como ser diferente, pois há uma enxurrada de publicidade em torno do assunto na televisão, internet, outdoors espalhados na cidade, ligações de telemarketing e SMS. Mas bastam alguns cliques para os consumidores se depararem com um novo panorama dos serviços de telefonia e essa novidade veio para ficar.

Conforme já dissemos anteriormente, (acesse o post sobre A evolução das telecomunicações), com a popularização e aprimoramento da internet, surge a telefonia VoIP, trazendo uma nova perspectiva para o mundo das telecomunicações. Mas, quais são as principais diferenças entre a telefonia convencional e a telefonia VoIP? Quais são as vantagens de uma e as desvantagens de outra? Desvendamos abaixo os pontos-chave que descomplicam o entendimento sobre essas duas formas de telecomunicação que estão transformando, pouco a pouco, a comunicação nos dias atuais.

Telefonia Convencional

Trata-se de uma rede de linhas de cabo que ligam seus usuários à centrais telefônicas que, por sua vez, convertem essas chamadas analógicas em digitais e as transfere de um ponto à outro, cobrando taxas que variam pelo tempo de ligação e distância dos pontos de chamada. Tudo isso só é possível graças à uma rede de comunicação denominada RTPC (Rede de Telefonia Pública Comutada), uma estrutura complexa de redes internacionais, interurbanas, locais e os terminais com seus assinantes.

A principal vantagem dessa telefonia é a qualidade das ligações e a principal desvantagem é o alto custo cobrado pela alta qualidade e complexidade da estrutura que esse sistema de telefonia necessita. Outro ponto negativo é que aqui há somente oferta de tráfego de voz, limitando a comunicação e obrigando o usuário a ter outras ferramentas com outras opções de tráfego de dados, não havendo, portanto, uma integração entre os meios de comunicação.

Telefonia VoIP

 

O termo VoIP vem do inglês Voice over Internet Protocol, tradução livre de Voz sobre Protocolo de Internet, que designa a transmissão de voz (e dados) usando internet, permitindo que a voz, imagens e textos sejam digitalizados em pacotes de dados para trafegarem pela rede, convertendo-os novamente em seu destino. Existem 3 formas de se utilizar a telefonia VoIP:

  • Pelo Softphone, que é um aplicativo a ser instalado no computador ou dispositivos móveis, permitindo chamadas telefônicas sem necessariamente ter um aparelho convencional, usando fones de ouvido ou caixas de som, webcam e microfone integrado ou externo;
  • Pelos Telefones IP, que são parecidos com os telefones convencionais, mas se conectam diretamente à rede de computadores, recebendo, não só a voz, mas também, imagens e textos;
  • Pelo ATA (adaptador telefônico analógico), que conectado a um telefone convencional e à um computador ou rede de computadores, converte o sinal analógico em pacote de dados digitais.

Entre as vantagens desse sistemas, estão:

  • Baixo custo do serviço, gerando ganhos em lucratividade e, em tempos de crise, esse fator tem um grande peso (leia aqui nosso artigo sobre redução de gastos nas empresas);
  • Dispensa cabeamento e é muito mais fácil de ser disponibilizada para toda a empresa;
  • atendimento das provedoras deste serviço é especializado, o que gera mais agilidade e presteza no atendimento, em detrimento das longas chamadas intermináveis aos Call Centers para a solução de um problema;
  • Os projetos realizados pelas provedoras são personalizados, focando nas necessidades de cada organização;
  • Diversidade das opções de comunicação, pois não utiliza só a transmissão de voz, mas também de imagens, texto e o envio e recebimento de documentos, gerando a otimização do tempo e dos processos da empresa;
  • Comunicação convergente, que possibilita a melhor integração dos setores/departamentos e dos colaboradores;
  • Gerenciamento online, através de relatórios em tempo real;
  • Gravação de todas as chamadas;
  • A possibilidade de levar o ramal em viagens;
  • URA interativa, onde o contactante escolhe a opção desejada (ganho de tempo);
  • Ter um número de telefone local nas cidades em que a empresa não está fisicamente, mas que são importantes para os seus negócios, proporcionando aos clientes uma chamada com tarifação local, utilizando apenas uma central de atendimento.

As principais desvantagens são o atraso na voz e a perda de pacotes de dados, quando a provedora do serviço não possui um data center e equipamentos de última geração que garantem a qualidade do serviço prestado. Outra questão é que o sistema depende de energia elétrica, o que só pesa para empresas que não possuem geradores elétricos ou tem falhas no sistema elétrico.

Descomplicando

Não é necessário muito tempo de análise para perceber qual telefonia tem mais vantagens e quais desvantagens pesam menos. Não é à toa que a telefonia VoIP vem apresentando um crescimento acelerado nos últimos anos, sendo amplamente utilizada pelas maiores empresas do país e muito popular entre as empresas no exterior. Uma boa dica é as empresas contratantes compararem e analisarem bem as provedoras deste serviço de telefonia, já que, com o crescimento deste segmento, surgiram muitas empresas e nem todas conseguem oferecer a melhor prestação de serviços. A atenção do contratante deve estar em considerar os seguintes fatores:

  • Infraestrutura da empresa contratada: tanto com relação aos recursos humanos, quanto com relação aos equipamentos, que devem ser sempre de última geração para garantir a qualidade;
  • Atendimento prestado: deve ser eficiente de modo a suprir de forma plena todas as necessidades da empresa contratante.

Esses dois fatores aliados se complementam e, juntos, contribuem para uma ótima experiência com a telefonia VoIP. Outro ponto importante a considerar é que empresas que atuam há um bom tempo no mercado e possuem um data center próprio, certamente proporcionam a seus clientes um nível maior de confiança na qualidade de seus serviços e no atendimento pré e pós venda. Para modernizar e otimizar os processos de sua empresa, aprimorando a comunicação e trazendo eficiência em tempos de superação, contate-nos e conheça melhor nossos produtos. O mundo está mudando. Mude você também. Mude para Agitel.

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