4 dados importantes para você entender o panorama da telefonia VoIP no Brasil

VoIP no Brasil

Assim como tudo no mundo, as telecomunicações têm caminhado rumo à evolução. Com a globalização e o surgimento de cada vez mais novas tecnologias, a forma de se comunicar tem mudado em ritmo acelerado. Estamos vivendo a transição do analógico para o digital e isso tem possibilitado maior integração, comodidade e fluidez em todos os segmentos do mercado.

É nesse contexto que a telefonia VoIP (sigla em inglês para Voz sobre Protocolo de Internet. Clique aqui e saiba mais) se consolida no mercado mundial ano após ano e no Brasil não poderia ser diferente. Cada vez mais empresas lançam mão desse novo modelo de telefonia, convencidos pelo baixo custo e facilidades de implantação, pelos baixos valores das tarifas e pelas várias funcionalidades que esse tipo de tecnologia agrega a seus usuários, gerando uma comunicação convergente com o tráfego não só de voz, mas também de imagens e textos e muitos outros benefícios conforme elencamos no post Telefonia convencional x Telefonia VoIP – Principais diferenças.

Em pesquisa, a telefonia VoIP é um dos indicadores de evolução em TIC no Brasil

VoIP no Brasil

O Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), do NIC.br, é um órgão que está sob o apoio da UNESCO e é responsável pelos indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País.

Em 2015 o Centro de estudos realizou a décima primeira edição da pesquisa TIC Empresas para aferir o perfil da infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação (TIC) das empresas brasileiras e nós compilamos os principais dados sobre o uso do VoIP pelas empresas que possuem internet entrevistadas na pesquisa. Veja à seguir.

Aumento no número de empresas que utilizam telefonia VoIP no Brasil em 2015

Segundo a pesquisa realizada entre os meses de Setembro e Dezembro de 2015, cerca de 32% das empresas brasileiras que possuem acesso à internet utilizaram a telefonia VoIP em suas atividades em 2015. Um aumento de 6% com relação ao ano de 2013.

Alguns fatores que certamente contribuem para esse aumento são:

  • maior acesso à informação, que leva as pessoas a buscar alternativas e inovações tecnológicas;
  • um aumento no acesso a internet de melhor qualidade;
  • a busca por redução de custos em tempos difíceis.

VoIP no Brasil

O VoIP no Brasil é amplamente utilizado por empresas de grande porte

A pesquisa também revelou que desse total de empresas que utilizam a telefonia VoIP:

  • 63% são empresas de grande porte
  • 43% são empresas de médio porte
  • 28% são empresas de pequeno porte

Esses números se devem, em grande parte, à melhor infraestrutura das grandes empresas no que se refere ao acesso à internet banda larga veloz e também à terem profissionais mais antenados nas inovações em tecnologia.

VoIP no Brasil

O mercado de informação e comunicação é o que mais utiliza telefonia VoIP no Brasil

Entre os vários segmentos de mercados brasileiros, o de informação e comunicação, composto em grande número por empresas de tecnologia, é o que mais utiliza telefonia VoIP com 70% e, em contrapartida, o setor de alojamento e alimentação é o que menos utiliza essa telefonia, sendo somente 22% das empresas.

Aqui é possível perceber que quanto mais o mercado depende e se envolve com tecnologia, mais utiliza todas as inovações tecnológicas que surgem. O que não significa que os outros segmentos não necessitem dessas inovações, apenas ainda não conhecem ou não compreendem como essas inovações podem contribuir no seu negócio.

VoIP no Brasil

A Região Norte é a que mais utiliza telefonia VoIP no Brasil

Outro dado interessante revelado pela pesquisa é que a região Norte do país lidera a utilização da telefonia VoIP:

  • cerca de 35% do total de empresas são da região Norte
  • cerca de 33% são da região Nordeste
  • cerca de 32% são da região Sudeste
  • cerca de 31% são da região Centro-Oeste
  • cerca de 30% são da região Sul  

Ainda que a região Norte encabece esse ranking, os índices são bem próximos, revelando certa homogeneidade na utilização de telefonia VoIP no país, embora haja uma diferença de cerca de 5% entre a região que mais utiliza e a que menos utiliza.

A redução de custos e a facilidade de implantação, podem ser as principais motivações de mais adeptos da telefonia VoIP na região Norte.

VoIP no Brasil

Conclusão

Os números referentes ao crescimento da utilização da telefonia VoIP no Brasil vislumbram um futuro próspero mesmo em tempos de crise ou, quem sabe, devido à crise já que é o melhor custo-benefício, representando economia de até 90% em telefonia dependendo do projeto implantado.

Esse crescimento ao longo dos 6 anos de pesquisas realizadas, o fato de grandes corporações já utilizarem esse serviço, bem como a telefonia VoIP ter uma consolidação mundial, são fatores que garantem aos consumidores total segurança na opção por essa telefonia.

Neste âmbito, muitas empresas surgem oferecendo uma grande diversidade de produtos e serviços, mas é importante analisar a infraestrutura e o suporte de atendimento oferecido, pois são fatores que garantem sua credibilidade.

O mundo está mudando. Mude você também. Mude para Agitel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *